Skip to main content

Dr. Alexandre Cavalcante

Dr. Alexandre Cavalcante é urologista que tem objetivo principal oferecer um tratamento de alta qualidade, baseado no respeito e cuidado humanizado aos seus pacientes, sempre  buscando  os tratamentos  mais eficazes e atuais e as melhores evidências científicas.

Formado em urologia pelo Hospital São Rafael -BA e uro-oncologista pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – Faculdade de Medicina da USP (ICESP/FMUSP), atualmente exerce sua profissão em Brasília onde faz parte do corpo clínico dedicado do Hospital Sírio-Libanês DF, sendo uma das referências do departamento de Urologia da instituição.

Atua em diversas áreas da urologia, tendo foco principal em oncologia, cirurgias minimamente invasivas com  robótica e laparoscópica.

Formação

  • Fellowship em Uro-Oncologia Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – Faculdade de Medicina da USP (ICESP/FMUSP)
  • Urologista pelo Hospital São Rafael –BA
  • Titulo de especialista em urologista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)
  • Membro da Sociedade Americana de Urologia, AUA
  • Membro da Sociedade Europeia de Urologia, EAU
  • Graduação em Medicina, Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Certificado em cirurgia Robótica pela Intuitive Surgical®
  • Certificado em cirurgia Robótica pelo Hospital Sírio-Libanês (IEP)
Acesse currículo completo

Cirurgia Robótica

A Intuitive Surgical Inc. foi fundada em 1995 com o objetivo de criar um sistema robótico inovador que auxiliasse o médicos a realizar uma cirurgia menos invasiva do que uma abordagem aberta, com melhor visualização das estruturas e maior precisão dos movimentos. Mas foi em 1999 que a primeira plataforma robótica da Vinci foi lançada. Uma tecnologia inovadora que chegou para mudar paradigmas.

Amplamente disseminada nos Estados Unidos e Europa, a cirurgia robótica chegou ao Brasil apenas em 2008 e por muito tempo ficou concentrada no estado de São Paulo. Hoje existem mais de 55 unidades espalhadas por diversos estados brasileiros, incluído Brasília que tem se destacado com um dos grandes centros de cirurgia robótica no país. O modelo mais atual disponível no mercado é o da Vinci SP® (single port). Contudo, hoje todas as plataformas da Vinci SP® estão nos Estados Unidos. No Brasil estão disponíveis os modelos Si e Xi e com estes modelos é possível realizar qualquer tipo de cirurgia.

A cirurgia robótica é utilizada em diversas especialidades como cirurgia torácica, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, ginecologia, cirurgia de cabeça e pescoço, mas é na urologia onde a tecnologia vem ganhando maior destaque.

O sistema da Vinci  conseguiu somar e superar as vantagens dos procedimentos abertos e laparoscópicos. O cirurgião tem uma visão completa e nítida do campo cirúrgico em resolução 3D e a opção de tratar áreas anatômicas difíceis de alcançar, tudo através de pequenas incisões medindo apenas alguns milímetros.  A precisão, as pequenas incisões e a segurança da cirurgia levam a uma vantagem dupla, tanto para o profissional médico quanto para o paciente.  O uso do robô da Vinci garante a máxima estabilidade dos movimentos do cirurgião, retirando possíveis tremores durante o ato cirúrgico.

Entre os benefícios da cirurgia robótica para o paciente estão o menor sangramento, menor dor no pós-operatório, incisões (cortes) menores, menor tempo de internação hospitalar, melhor recuperação pós operatória e retorno mais rápido as atividades habituais.

Importante ressaltar que o robô NÃO FAZ NADA SOZINHO. Deste modo, é necessário cirurgião  experiente e bem treinado que consiga usar essa tecnologia a favor do paciente para obter os melhores resultados.

Maiores dúvidas agende uma consulta.

Uro-Oncologia

A Uro-Oncologia ou Urologia Oncológica é uma subdivisão da urologia que se propõe a estudar e tratar as neoplasias genito-urinárias. Entre as neoplasias urológicas estão os cânceres de próstata, rim e ureter, bexiga, glândulas adrenais, testículos e pênis. Estes tumores tem características, incidência, faixa etária e fatores de riscos distintos.

Nos últimos tempos o número de casos diagnosticados com estas neoplasias vem crescendo. Isso se deve ao aumento de exames realizados  rotineiramente, melhor capacidade de rastrear e diagnosticar essas doenças, mas também à maior conscientização dos pacientes sobre a importância dos cuidados com a saúde e a importância do rastreio de tais doenças, como por exemplo o câncer de próstata.

aO papel do médico uro-oncologista envolve auxiliar o paciente na investigação dos cânceres genito-urinários e definir qual o melhor tratamento para cada caso. Uma equipe multidisciplinar, incluindo oncologista clínico, radioterapeuta,  enfermeiro, fisioterapeuta e nutricionista, é fundamental para melhor cuidar destes pacientes.

Entre as vantagens da cirurgia robótica estão o menor sangramento, menos dor, incisões (cortes) menores, menor tempo de internação, melhor recuperação pós operatória e retorno mais rápido as atividades habituais.

Maiores dúvidas agende uma consulta.